Como são ministradas as aulas em uma escola Waldorf?

A Pedagogia Waldorf utiliza o ensino em épocas para possibilitar aos alunos um maior aprofundamento nos grandes temas trazidos. Assim, por exemplo, é dada uma época de Português por 3 ou 4 semanas, durante a qual o aluno vivencia uma integração de matérias em torno do tema abordado, sendo desenrolado ao longo do ano o ensino em todas as matérias curriculares na forma de época.

Para atingir o aprofundamento dos conteúdos básicos (matemática, português, história, geografia, mineralogia, química, etc.) a aula inicial, a qual é ministrada pelo professor de classe, tem a duração de duas horas, e segue-se uma composição que visa trabalhar harmoniosamente o desenvolvimento do querer, sentir e pensar da criança, dando-se a forma trimembrada da aula. A aula compreende atividades que visam desenvolver habilidades: físico/corpóreas, imaginativas, de memória, de raciocínio lógico, de reflexão, artística, de dicção e outras.

Nas séries iniciais, os conteúdos são apresentados de forma lúdica,sempre fazendo o uso de imagens. Nesta fase, dá-se muita ênfase ao “concreto”; o pensamento abstrato será desenvolvido gradualmente. Por isso, aprende-se “com o corpo todo”. O conteúdo é cantado, recitado, desenhado, trabalhado corporalmente para que possa ser realmente apreendido pela criança.

As vivências são um ponto importantíssimo dentro das aulas e acontecem, de maneiras diferentes, em todas as séries escolares. Em uma aula de Química, por exemplo, uma experiência é realizada, observada pelos alunos que, posteriormente, trarão suas impressões pessoais (tudo o que foram capazes de observar durante o experimento) e, somente então, depois de todo esse processo, o professor trará, com a participação ativa dos alunos, o conceito.

Esse é apenas um exemplo de uma vivência durante uma aula em uma escola Waldorf. Elas podem acontecer das mais diversas formas. O importante é que toquem a alma da criança, despertando-lhe a curiosidade e o olhar crítico.

A arte é de suma importância dentro da Pedagogia Waldorf, pois não é   utilizada somente como uma faculdade em si, mas também como veículo didático para todas as matérias. A arte estimula e auxilia no desenvolvimento do intelecto da criança. Desde o 1º ano Waldorf, as matérias complementares, tais como Música Instrumental, Canto, Trabalhos Manuais, Artes Aplicadas, Pintura, Desenho, Desenho de Formas, Educação Física, Declamação, Dramatização e Teatro acompanham o conteúdo curricular e são desenvolvidas de acordo com a idade.

 Outro fator que pode ser destacado em uma aula waldorf é o ritmo. Isso pode ser visto de duas formas:

  • As aulas principais (que ocorrem nas duas primeiras horas da manhã) têm seu início com um ritmo. Aqui, incluem-se ritmos corporais, declamações, canto, entre outras coisas. Nesse momento, o professor tem a possibilidade de desenvolver habilidades como coordenação, concentração, cooperação, além de “despertar” os alunos que, muitas vezes chegam sonolentos. É um preparar-se para a aula que logo terá início.
  • Durante a aula em si, é preciso que o professor atente-se ao ritmo, ao “respirar” de sua aula. É preciso que haja uma alternância entre momentos de concentração e momentos de expansão durante a aula.

Todos esses fatores reunidos facilitam o processo de ensino-aprendizagem, tornando-o interessante, verdadeiro e saudável.