Quem foi Rudolf Steiner?

Rudolf Steiner, idealizador da Antroposofia, nasceu em 1861 onde hoje é a Croácia; na época, a região fazia parte do Império Austro-húngaro. Desde cedo, o jovem Steiner demonstrou imensa habilidade intelectual: estudou matemática, física, química e história natural na Universidade Técnica de Viena, um dos polos culturais mais importantes da época e, em 1891, recebeu seu Doutorado em Filosofia na Universidade de Rostock, Alemanha, com a tese Verdade e Ciência, especialmente em relação à filosofia de Fitche.
Rudolf Steiner foi um filósofo, educador, artista e esoterista. Idealizou a Antroposofia que, posteriormente, deu origem à pedagogia Waldorf, à agricultura biodinâmica, à medicina antroposófica e à euritimia, esta última criada com a colaboração de sua esposa, Marie Steiner-von Sivers.
Após um período de vivência em Berlim, onde sobrevivia como escritor de uma revista literária, Steiner ininterruptamente aderiu a uma trajetória de conferencista e escritor, desenvolvendo a ciência espiritual antroposófica, ou antroposofia. Entre 1902 e 1912, foi o líder da Sociedade Teosófica na Alemanha, mas rompeu com esta e fundou a Sociedade Antroposófica.
Mais do que uma concepção de ensino, o filósofo, educador e artista Rudolf Steiner (1861-1925) criou uma linha de pensamento que enxerga o homem além do material: a Antroposofia, que prega o conhecimento do ser humano aliando fé e ciência. A linha pedagógica que dela se originou, a Pedagogia Waldorf, é um reflexo dessa forma de pensar, que sobrevive há um século.Desenvolvida por ele, é aplicada em escolas específicas. São cerca de 1092 ao redor do mundo, 74 espalhadas somente pelo Brasil, tendo também a primeira faculdade waldorf do país . Tudo começou quando o diretor de uma fábrica em Stuttgart, na Alemanha, pediu que Steiner o ajudasse na fundação de uma escola para os filhos dos funcionários. A empresa chamava-se Waldorf-Astoria – daí o nome dado ao método de ensino, nascido em 1919.

Um pouco mais sobre a Pedagogia

A história

A Pedagogia Waldorf, criada por Rudolf Steiner em 1919, foi concebida como uma proposta diferenciada de outras teorias pedagógicas. Ela é baseada na observação do desenvolvimento infantil, no contexto de educação e na afetividade…

Os setênios

O ser humano desenvolve-se diferentemente em cada etapa da sua vida. Quando crianças, somos diferentes, física e psicologicamente,do que na juventude e na vida madura. Segundo Rudolf Steiner, esse processo de desenvolvimento acontece de sete em sete anos…

Conheça mais sobre a escola

Fundação

Da ideia de Laura Figueiredo de Sales surgiu um pequeno jardim de infância que, futuramente se tornaria a ESCOLA RUDOLF LANZ AVARÉ.  Em 1º de março de 1993, surgiu o Jardim de  Infância Girassol.

Infraestrutura

A estrutura física de uma escola Waldorf é sempre mantida pela associação mantenedora, que é composta por pais de alunos. No Rudolf Lanz não é diferente. Somos uma Associação de Pais.

Organização

Baseado na “Trimembração”, a administração da escola conta com a colaboração dos associados, famílias, professores e demais funcionários em um sistema de Comissões de Trabalho.

Eventos

Clique para visualizar e ficar por dentro dos próximos eventos da escola.

Acesso Exclusivo

Área exclusiva de acesso ao Pais para consulta de boletim.

Inscreva-se

Clique no botão abaixo para cadastrar seu email e receber novidades.

Acesse o nosso Blog

Alguns dos conteúdos mais recentes do nosso blog. Para acessar todos os conteúdos, clique aqui.

A alfabetização na Escola Waldorf

Alfabetização na Escola Waldorf Segundo a Pedagogia Waldorf, enquanto está na Educação Infantil, a criança ainda não está pronta (madura) para o processo de alfabetização. Ela deve ocupar seu tempo brincando,

A importância do brincar

A importância do brincar Na Pedagogia Waldorf brincar é coisa séria O brincar na primeira infância é importante para o desenvolvimento completo do ser humano, pois seu corpo mostra-se