Nascimento da Pedagogia Waldorf

A Pedagogia Waldorf, criada por Rudolf Steiner em 1919, foi concebida como uma proposta diferenciada de outras teorias pedagógicas. Ela é baseada na observação do desenvolvimento infantil, no contexto de educação e na afetividade. Com um currículo vivo, dinâmico e integrado, esta proposta interessa-se pelo desenvolvimento global dos alunos, suas diferenças individuais e a ênfase em descobrir suas capacidades e potenciais, respeitando cada etapa de seu desenvolvimento.

A Pedagogia Waldorf nasce no momento em que a Alemanha estava vivendo consequências da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Steiner propôs uma renovação baseada nos ideais da Revolução Francesa: igualdade, liberdade e fraternidade. O objetivo desta pedagogia era uma mudança no sistema educativo, buscando modificações que a sociedade alemã necessitava (SANTOS, 2015).

O atual contexto das escolas brasileiras é caracterizado por práticas de ensino que pouco despertam o interesse e a participação dos alunos, sendo a afetividade ainda pormenorizada nos processos de mediação pedagógica. Não se observa a devida preocupação com os impactos da qualidade da relação estabelecida entre professor e aluno para o processo de aprendizagem, bem como pouco se observa quanto ao contato com o aluno, à experimentação e a vontade de estar na escola (SILVA, 2015).

Essas práticas contradizem o que propõe a Pedagogia Waldorf. Nessa perspectiva, a participação da criança é ativa em todo o processo educativo, há valorização do fazer, da motivação, a consideração de que a aprendizagem precisa partir do interesse da criança, destacando-se a centralidade do estudo do ambiente infantil, a socialização necessária ao desenvolvimento saudável da criança e futura participação na sociedade a qual está inserida, a descentralização no papel do professor na relação professor-aluno, além da questão da utilização de outros espaços (laboratórios e oficinas), além da sala de aula (SENA, 2013).

No contexto Waldorf, percebe-se um compromisso de parceria entre professor e alunos, priorizando as necessidades dos alunos, o que não exclui do professor a responsabilidade de direcionar o processo de ensinar e aprender, assim como a dos alunos em não ser passivos nesse processo, sendo, portanto, sujeitos, e não objetos da aprendizagem. Na pedagogia Waldorf, o professor identifica as necessidades de seus alunos e, a partir delas, desenvolve o trabalho pedagógico, sem preconceitos e num processo de autoeducação (REIS, 2015).

Professora: Bruna Maria Rodrigues Leria

Um pouco mais sobre a Pedagogia

Rudolf Steiner

Rudolf Steiner, idealizador da Antroposofia, nasceu em 1861 onde hoje é a Croácia; na época, a região fazia parte do Império Austro-húngaro. Desde cedo, o jovem Steiner demonstrou imensa habilidade intelectual: estudou matemática, física, química e história …

Os setênios

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Conheça mais sobre a escola

Fundação

Da ideia de Laura Figueiredo de Sales surgiu um pequeno jardim de infância que, futuramente se tornaria a ESCOLA RUDOLF LANZ AVARÉ.  Em 1º de março de 1993, surgiu o Jardim de  Infância Girassol.

Infraestrutura

A estrutura física de uma escola Waldorf é sempre mantida pela associação mantenedora, que é composta por pais de alunos. No Rudolf Lanz não é diferente. Somos uma Associação de Pais.

Organização

Baseado na “Trimembração”, a administração da escola conta com a colaboração dos associados, famílias, professores e demais funcionários em um sistema de Comissões de Trabalho.

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