A importância do brincar
Na Pedagogia Waldorf brincar é coisa séria
O brincar na primeira infância é importante para o desenvolvimento completo do ser humano, pois seu corpo mostra-se leve e hábil, segundo a Pedagogia Waldorf. O primeiro setênio ocorre entre 0 a 7 anos de idade e é o período onde acontece o desenvolvimento dos quatro básicos que são: tato, movimento, equilíbrio e sentido vital. Esses sentidos proporcionam o desenvolvimento saudável da criança e a ajudam a conhecer e se colocar no mundo que a cerca. As experiências da primeira são muito importantes, pois delas dependem muita coisa, inclusive um aprendizado saudável e bem-sucedido mais tarde.
Na Pedagogia Waldorf, na Educação Infantil, as crianças convivem como se fossem uma família, diferentes idades dentro de uma mesma sala de aula. Eles ajudam uns aos outros de tal maneira que dificilmente aconteceria em grupos de mesma idade. No dia-a-dia elas fazem muitas brincadeiras ao ar livre e diversas atividades em sala de aula como aquarela, ajudar a professora a fazer o pão, a preparar o lanche, a descascar frutas para o suco e legumes para a sopa, estimulando a cooperação, além da coordenação motora fina.
O brincar é a forma da criança se expressar, recebendo influências de tudo ao seu redor e trazendo sua linguagem: a imaginação e a fantasia. A criança que não brinca compromete sua saúde. Por isso a importância da brincadeira na vida dela. É através das brincadeiras que as crianças aprendem, gradativamente, as regras sociais: aprender a dividir, a conviver, a seguir orientações. Se observarmos o brincar de uma criança bem pequena (por volta de 2 ou 3 anos), notaremos que ele é muito diferente do brincar de uma criança de 5 ou 6 anos. A brincadeira destes últimos possui uma meta, um objetivo a ser atingido, enquanto a criança pequena é o brincar pelo brincar.
Na Escola Rudolf Lanz, em Avaré, existe ainda o privilégio do contato com animais, e atividades como cuidar da horta. Para elas, tudo isso é brincadeira, mas, na verdade, é um incentivo, um impulso para aprenderem o respeito ao próximo, aos animais e o valor do trabalho. É o brincar que trará às crianças a maturidade emocional necessária para o ensino fundamental. Por isso na, na educação infantil da escola Rudolf Lanz os professores afirmam: “brincadeira é coisa séria!”