Educação para uma vida

O currículo da Pedagogia Waldorf, de acordo com a Antroposofia, tem como base as fases do desenvolvimento da criança, e cabe a escola prover estas necessidades independentemente da imposição de governos ou forças econômicas, também deve incentivar a criatividade para se ter uma criança com pensamento livre que se tornará um jovem com maturidade social.

Jardim da Infância

Seguindo os princípios dos Setênios, o foco está no brincar imitativo e na imaginação para que se desenvolva o pensamento crítico, preparando-as para o segmento escolar. A criança é tratada com individualidade sendo respeitado o desenvolvimento de seu talento e capacidade. Os professores trabalham com o intuito de criar na escola um ambiente harmônico incentivando a criatividade, e para que isso ocorra, as atividades propostas são: cuidar do jardim, criar brinquedos, fazer pão para a merenda, brincadeiras livres com materiais naturais, tais como: lã, tecidos diversos, pedras, conchas e etc.

Ensino Fundamental

Além de possuir o mesmo currículo de outras escolas, mas voltado para os objetivos da educação Waldorf, o jovem é preparado para o exercício da cidadania plena e cultivado nele o espírito científico investigativo, dando significado a aprendizagem. As atividades que complementam o currículo são: música, trabalhos manuais, marcenaria, atividades artísticas, euritmia, astronomia, filosofia, geometria, jardinagem, inglês e alemão. As matérias são revistas várias vezes, dando uma nova e mais profunda visão do conteúdo para que se respeite o desenvolvimento da criança.

Maternal

  • Crianças de 1 ano e meio a 3 anos

  • Período – matutino / vespertino

Jardim

  • Crianças de 3 a 6 anos

  • Período – matutino / vespertino

1º Ano

  • Crianças de 6 a 7 anos

  • Período – matutino

2º Ano

  • Crianças de 7 a 8 anos

  • Período – matutino

3º Ano

  • Crianças de 8 a 9 anos

  • Período – matutino

4º Ano

  • Crianças de 9 a 10 anos

  • Período – matutino

5º Ano

  • Crianças de 10 a 11 anos

  • Período – matutino

6º Ano

  • Crianças de 11 a 12 anos

  • Período – matutino

7º Ano

  • Crianças de 12 a 13 anos

  • Período – matutino

8º Ano

  • Crianças de 13 a 14 anos

  • Período – matutino

9º Ano

  • Crianças de 14 a 15 anos

  • Período – matutino

O que os pais dizem

“Um local lindo e aconchegante com pessoal instruído e preparado para cuidar e respeitar o tempo único de cada ser.”

Josiane Mendes

“A melhor decisão que já fiz pelos meus filhos foi transferi-los de uma escola bilíngue para uma escola Waldorf.”

Alexandre Assad

“Na escola Waldorf temos a certeza de que nossos filhos estão se desenvolvendo integralmente, respeitando as fases de desenvolvimento de cada criança. Elas aprendem de forma harmônica e profunda.”

José A.B. Júnior

“Escolhi a pedagogia Waldorf de Avaré , por ser uma escola fantástica, o desenvolvimento das crianças é especial , a forma como a Escola cuida dos nossos filhos , o espaço fìsico maravilhoso da escola ! , só tenho a agradecer essa escola maravilhosa.”

Renata Berna

“É uma escola que, além da parte pedagógica ensina também superação, ajuda os alunos a ver as situações que acontece ao redor de si.”

Ana Maria

“A nossa escola tem uma convivência harmônica com a natureza. Evidenciando e praticando a educação ambiental todos os dias. A pedagogia Waldorf preocupa-se com o ser humano integral, proporcionando a busca do verdadeiro e belo no homem.”

Priscila Galvão de Almeida Leme

“Eu como mãe acho um trabalho muito bonito porque respeita a criança na sua infância, tudo ocorre de acordo com a maturidade da criança. A criança aprende com liberdade de movimentos e imaginação.”

Israela P. Nakamura

“Nossa filha Elisa estuda na escola Rudolf Lanz, desde os 3 anos de idade. Eu e minha esposa escolhemos esta Escola para nossa filha, pois entendemos que ela (escola) proporciona, além do conhecimento científico, o conhecimento filosófico|humanìstico. E é esta formação mais completa, que imaginamos ser o melhor para nossa filha.”

Ricardo

Conheça mais sobre a escola

Fundação

Da ideia de Laura Figueiredo de Sales surgiu um pequeno jardim de infância que, futuramente se tornaria a ESCOLA RUDOLF LANZ AVARÉ.  Em 1º de março de 1993, surgiu o Jardim de  Infância Girassol.

Infraestrutura

A estrutura física de uma escola Waldorf é sempre mantida pela associação mantenedora, que é composta por pais de alunos. No Rudolf Lanz não é diferente. Somos uma Associação de Pais.

Organização

Baseado na “Trimembração”, a administração da escola conta com a colaboração dos associados, famílias, professores e demais funcionários em um sistema de Comissões de Trabalho.

Um pouco mais sobre a Pedagogia

A história

A Pedagogia Waldorf, criada por Rudolf Steiner em 1919, foi concebida como uma proposta diferenciada de outras teorias pedagógicas. Ela é baseada na observação do desenvolvimento infantil, no contexto de educação e na afetividade…

Rudolf Steiner

Rudolf Steiner, idealizador da Antroposofia, nasceu em 1861 onde hoje é a Croácia; na época, a região fazia parte do Império Austro-húngaro. Desde cedo, o jovem Steiner demonstrou imensa habilidade intelectual: estudou matemática, física, química e história …

Os setênios

O ser humano desenvolve-se diferentemente em cada etapa da sua vida. Quando crianças, somos diferentes, física e psicologicamente,do que na juventude e na vida madura. Segundo Rudolf Steiner, esse processo de desenvolvimento acontece de sete em sete anos…

Eventos

Clique para visualizar e ficar por dentro dos próximos eventos da escola.

Acesso Exclusivo

Área exclusiva de acesso ao Pais para consulta de boletim.

Inscreva-se

Clique no botão abaixo para cadastrar seu email e receber novidades.

Acesse o nosso Blog

Alguns dos conteúdos mais recentes do nosso blog. Para acessar todos os conteúdos, clique aqui.

A alfabetização na Escola Waldorf

Alfabetização na Escola Waldorf Segundo a Pedagogia Waldorf, enquanto está na Educação Infantil, a criança ainda não está pronta (madura) para o processo de alfabetização. Ela deve ocupar seu tempo brincando,

A importância do brincar

A importância do brincar Na Pedagogia Waldorf brincar é coisa séria O brincar na primeira infância é importante para o desenvolvimento completo do ser humano, pois seu corpo mostra-se