Como funciona uma escola Waldorf?

Com uma gestão baseada nos princípios da “Trimembração do Organismo Social”, proposta por Rudolf Steiner, a administração da escola é feita de forma participativa, contando com a colaboração dos associados, das famílias, dos professores e demais funcionários, em um sistema de Comissões de Trabalho. O envolvimento das famílias faz parte do processo educativo das crianças, que muito aprendem através do empenho e do exercício social que permeia a escola. Desde o início de sua história, as demandas de estrutura física vêm sendo atendidas através da movimentação de pais e associados, com trabalho voluntário e na busca de parceiros para os recursos necessários, a fim de oferecer as melhores condições de ensino e formação de crianças e jovens.

A diretoria

Como toda pedagogia Waldorf, a Rudolf Lanz tem uma administração baseada no tripé (Conselho de Pais, Conferência Interna e pela Associação de Pedagogia Antroposófica de São Paulo). Assim, a função da diretoria é representar não apenas os pais, mas também todos os anseios e necessidades da escola.

Flavia Blatter
Flavia BlatterPresidente
Frederico Filgueiras
Frederico FilgueirasVice-Presidente
Leila Saito
Leila Saito1º Tesoureiro
Adriana Sayuri
Adriana Sayuri2º Tesoureiro
Marta Luciana Negrão
Marta Luciana Negrão1º Secretário
Edmeia Amaral Sampaio
Edmeia Amaral Sampaio2º Secretário

Os conselhos

A Conferência Interna é o colegiado de professores e exerce a direção pedagógica da escola, enquanto o Conselho da Escola é formado por pais, que em conjunto com o colegiado, zelam pelos preceitos da pedagogia Waldorf.

  • Professor Edvaldo
  • Professora Thaíse
  • Professora Bruna
  • Professora Silene
  • Professora Edilene
  • Professora Mithiele
  • Professora Géssica
  • Professora Vânia
  • Táci Ramos
  • Luiz Carlos ( Kaka)
  • Dr Leopoldo
  • Rafael Teixeira
  • Paulo KuorySuplentes :
  • Rafael Saghy
  • Dr Renato aoki

As comissões

As Comissões tem o importante papel de organizar a estrutura da escola e em sua maioria é formada por pais, além de professores e colaboradores – tudo para uma harmônica gestão Waldorf. Conheça abaixo nossas comissões.

  • Andreia Schmidt
  • Bruna Leira
  • Clarissa Maragno
  • Cynthia Borg
  • Edilene Pera
  • Luciana Rossolen
  • Vania  Fernandes
  • Bianca Teixeira
  • Danilla Zanini
  • Edmeia Sampaio
  • Estela van Melis
  • Flavia Banwart
  • Giovana Sgarbi
  • Josiane Garcia
  • Mauricio Amaral
  • Nathalia Teixeira
  • Adriana Marques
  • Adriane Silva
  • Daiana Lee
  • Danielle Messias
  • Flavia Banwart
  • Josiane   
  • Larissa Saghy
  • Legna Silva
  • Mariana Rocha
  • Maryanne Ramos
  • Adriana Sayuri
  • Ana Cristina Gomes
  • Ana Maria Beni
  • Daiana Lee
  • Décio Puleio
  • Gabriela Nogueira
  • Giovana Sgarbi
  • João Antunes
  • Luis Henrique Peres
  • Luiz Henrique da Silva
  • Mauricio Bersi
  • Paula Santos
  • Paulo Gonçalves Neto
  • Rafael Saghy
  • Renata Berna
  • Thiago Maragno
  • Valéria Maragno

Manual do Aluno

Clique para fazer o download.

Regimento Interno

Clique para fazer o download.

Estatuto Social

Clique para fazer o download.

Conheça mais sobre a escola

Fundação

Da ideia de Laura Figueiredo de Sales surgiu um pequeno jardim de infância que, futuramente se tornaria a ESCOLA RUDOLF LANZ AVARÉ.  Em 1º de março de 1993, surgiu o Jardim de  Infância Girassol.

Infraestrutura

A estrutura física de uma escola Waldorf é sempre mantida pela associação mantenedora, que é composta por pais de alunos. No Rudolf Lanz não é diferente. Somos uma Associação de Pais.

Um pouco mais sobre a Pedagogia

A história

A Pedagogia Waldorf, criada por Rudolf Steiner em 1919, foi concebida como uma proposta diferenciada de outras teorias pedagógicas. Ela é baseada na observação do desenvolvimento infantil, no contexto de educação e na afetividade…

Rudolf Steiner

Rudolf Steiner, idealizador da Antroposofia, nasceu em 1861 onde hoje é a Croácia; na época, a região fazia parte do Império Austro-húngaro. Desde cedo, o jovem Steiner demonstrou imensa habilidade intelectual: estudou matemática, física, química e história …

Os setênios

O ser humano desenvolve-se diferentemente em cada etapa da sua vida. Quando crianças, somos diferentes, física e psicologicamente,do que na juventude e na vida madura. Segundo Rudolf Steiner, esse processo de desenvolvimento acontece de sete em sete anos…

O que é Antroposofia?

Antroposofia (palavra derivada do grego anthropós, homem, e sophia, sabedoria) é uma filosofia de vida que reúne os pensamentos científico, artístico e espiritual numa unidade e que responde às questões mais profundas do homem moderno…

Literatura Antroposófica

Queremos com esta listagem incentivar a todos a leitura e estudos de textos bases da antroposofia, textos específicos para o trabalho do aconselhador biográfico quanto alguns livros biografias e histórias …

Eventos

Clique para visualizar e ficar por dentro dos próximos eventos da escola.

Acesso Exclusivo

Área exclusiva de acesso ao Pais para consulta de boletim.

Inscreva-se

Clique no botão abaixo para cadastrar seu email e receber novidades.

Acesse o nosso Blog

Alguns dos conteúdos mais recentes do nosso blog. Para acessar todos os conteúdos, clique aqui.

A alfabetização na Escola Waldorf

Alfabetização na Escola Waldorf Segundo a Pedagogia Waldorf, enquanto está na Educação Infantil, a criança ainda não está pronta (madura) para o processo de alfabetização. Ela deve ocupar seu tempo brincando,

A importância do brincar

A importância do brincar Na Pedagogia Waldorf brincar é coisa séria O brincar na primeira infância é importante para o desenvolvimento completo do ser humano, pois seu corpo mostra-se