Alfabetização na Escola Waldorf
Segundo a Pedagogia Waldorf, enquanto está na Educação Infantil, a criança ainda não está pronta (madura) para o processo de alfabetização. Ela deve ocupar seu tempo brincando, se divertindo e desenvolvendo seu corpo físico. Fazendo assim, ela desenvolve, através do brincar, todo seu processo criativo, o que é um passo importantíssimo para a alfabetização.
No final da Educação Infantil, a criança começa a ser preparada para o Ensino Fundamental. Para isso, realiza muitos trabalhos manuais, estimulando, assim, a concentração e força de vontade; começa a ter deveres, o que ajuda a desenvolver a responsabilidade.
No 1° ano do Ensino Fundamental, já pronta, a criança começa a receber as ferramentas: formas, letras e números que vão transformar sua vida. Logo, ela começa a formular palavras, frases e a realizar pequenas leituras e operações. Tudo isso acontece de maneira lúdica e agradável, sempre com a utilização de imagens e muita vivência corporal.
Lindas histórias e mistérios a resolver despertarão um grande interesse nas crianças e farão com que elas compreendam e memorizem melhor tudo o que lhes é apresentado. Além disso, vivências artísticas como teatro e desenhos também acompanham o processo de alfabetização. As histórias trazidas pela professora despertam o interesse da criança; depois, através de atividades artísticas elas têm a oportunidade de novamente vivenciar esses conteúdos o que, certamente, leva a um aprendizado mais tranquilo e com ótimos resultados.