Os setênios

Conheça as fases de desenvolvimento do ser humano segundo a Antroposofia

O ser humano desenvolve-se diferentemente em cada etapa da sua vida. Quando crianças, somos diferentes, física e psicologicamente,do que na juventude e na vida madura. Segundo Rudolf Steiner, esse processo de desenvolvimento acontece de sete em sete anos, os chamados “setênios”. Em cada fase existe uma série de habilidades a desenvolver tanto física quanto emocionalmente,para que o crescimento aconteça da melhor maneira.

Uma das características da Pedagogia Waldorf é oferecer à criança aquilo que é adequado à fase em que se encontra em seu desenvolvimento. Portanto, os conteúdos curriculares respeitam a maturidade emocional da criança.

A seguir, encontram-se algumas características dos três primeiros setênios (dos 0 aos 21 anos), ou seja, do período em que ocorre a formação do ser humano, até ser considerado um adulto.

No primeiro setênio, que ocorre de 0 a 7 anos, o professor(a) da pedagogia Waldorf deve mostrar para seu aluno que o mundo é bom. Isso fará com que a criança se sinta segura e se desenvolva de forma saudável.

É por experimentação que a criança aprende, por tentativas e erros,e também pela imitação.O que não queremos que ela faça,não deveríamos fazer,pois ela com certeza imitará gestos,fala,atitude dos adultos ao seu redor.A principal tarefa nessa fase é o desenvolvimento físico. Assim, o movimento é tão importante. Por isso, nessa idade, a criança dever ter liberdade para poder movimentar-se e isso acontece principalmente através das brincadeiras que ela realiza. Como dizem os professores da Educação Infantil, “brincar é coisa muito séria!”

No segundo setênio, que ocorre de 7 a 14 anos, o professor(a) da pedagogia Waldorf deve mostrar à criança que o mundo é belo.      Isso fará com que ela desenvolva um grande interesse por tudo que a cerca.

Nesta fase, a fantasia é muito importante,e daí a qualidade de imagens com as quais a criança pode entrar em contato é fundamental.Situações onde ela possa criar,como ouvindo histórias infantis,brincar com brinquedos que envolvam a sua participação,é diferente por exemplo,de quando a criança é apenas expectadora,como assistir televisão,ou jogos e brincadeiras que não estimulam a sua imaginação,com brinquedos  prontos, acabados, sintéticos.

O papel do adulto, pais e professores, tem uma grande importância neste período,pois é através deles,da autoridade que eles possuem,que a criança receberá a imagem do mundo. Porém, é preciso que a autoridade seja amada, que se coloque através do respeito e não do autoritarismo.

Nessa fase, a criança vai deixando de lado a imitação pura, mas o adulto ainda lhe serve de modelo, desde que seja uma autoridade amada e respeitada.

Ainda nesse período, ocorre a formação de valores. É preciso apresentar-lhes o que é belo e correto, levando-os a uma veneração e gratidão pelas coisas simples da natureza e pelo trabalho do homem.

Todos esses valores são trazidos pelos conteúdos curriculares de uma escola Waldorf em disciplinas como Português, Matemática, História e Ciências. Além, claro, das histórias que compõem o pano de fundo de cada ano escolar (contos de fadas, fábulas, histórias da vida dos santos, mitologias, etc.)

No terceiro setênio, que ocorre de 14 a 21 anos,o professor(a) da pedagogia Waldorf deve mostrar que o mundo é verdadeiro.  O processo de mudança do ser humano o leva agora a necessitar do aprendizado através da liberdade, onde vivências da verdade são fundamentais-assim como a vivência do bom no primeiro setênio, e do belo no segundo setênio. O jovem tem uma força interior que quer se expandir no mundo, a maneira de lidar com ela é através do diálogo, do encontro,da troca de opiniões,onde o jovem pode expor seus pensamentos e sentimentos,assim como ouvir seu ressoar no mundo. É a partir desta idade que começamos a ter um pensamento mais autônomo. É nessa época que ocorre o amadurecimento para o julgamento.

Esse breve resumo nos mostra como o ser humano se desenvolve ao longo da vida. É importante saber em que fase a criança se encontra para saber o que pode ser lhe oferecido ou o que lhe é prejudicial.

Um pouco mais sobre a Pedagogia

A história

A Pedagogia Waldorf, criada por Rudolf Steiner em 1919, foi concebida como uma proposta diferenciada de outras teorias pedagógicas. Ela é baseada na observação do desenvolvimento infantil, no contexto de educação e na afetividade…

Rudolf Steiner

Rudolf Steiner, idealizador da Antroposofia, nasceu em 1861 onde hoje é a Croácia; na época, a região fazia parte do Império Austro-húngaro. Desde cedo, o jovem Steiner demonstrou imensa habilidade intelectual: estudou matemática, física, química e história …

Tradições e Festas anuais na escola Waldorf

Nas Escolas Waldorf, a celebração é uma constante. Por isso, as festas não poderiam ficar de fora do calendário escolar. Aqui, falaremos um pouco sobre as principais festas de uma Escola Waldorf. Primeiramente, as Festas Cristãs. Todas elas têm como centro o ritmo da natureza e pessoas da história com grande sabedoria. Elas são quatro: a Páscoa, São João, Micael e o Advento.

A Páscoa, festejada no outono, nos traz a mensagem da ressurreição, da transformação (principalmente aquela que devemos realizar em nós mesmos); São João, comemorado no inverno, nos “prepara para o caminho”, nos mostra a luz; Micael, festejado na primavera, nos mostra a superação e o domínio dos nossos dragões (os medos); o Advento, comemorado no verão, nos prepara para a Grande Chegada, o nascimento do Cristo.

Todas essas festas são vivenciadas pelas crianças de diferentes idades. Sempre respeitando a fase de desenvolvimento em que as crianças se encontram os professores lhes apresentam histórias, músicas, teatralizações, vivências que trazem os valores mencionados anteriormente.

Além das festas cristãs, outras festas também ocupam o calendário escolar. Uma delas é a Festa da Menina da Lanterna, celebrada no final do outono. Nela, é apresentado um teatro que fala da busca pela luz. Simbolizada por lanternas, trata-se de nossa luz interior. Para a festa, cada aluno confecciona sua própria lanterna. Logo após o teatro, que acontece à noite, realizam um grande passeio com suas lanternas acesas, iluminando tudo por onde passa. Sem dúvida, uma festa lindíssima!

Temos, ainda, a Festa da Primavera, que celebra o eterno renascimento da natureza. Nessa festa, alunos do 6º ano apresentam uma peça teatral baseada na mitologia grega, “O rapto de Perséfone”, retratando a chegada da Primavera. Muitas são as festas, muitos os motivos para celebrar. São belos momentos que, além de aprendizado, proporcionam a todos (alunos, pais e professores) uma convivência fraterna.

Mais infomações podem ser encontradas no site da Federação das Escolas Waldorf do Brasil.

Conheça mais sobre a escola

Fundação

Da ideia de Laura Figueiredo de Sales surgiu um pequeno jardim de infância que, futuramente se tornaria a ESCOLA RUDOLF LANZ AVARÉ.  Em 1º de março de 1993, surgiu o Jardim de  Infância Girassol.

Infraestrutura

A estrutura física de uma escola Waldorf é sempre mantida pela associação mantenedora, que é composta por pais de alunos. No Rudolf Lanz não é diferente. Somos uma Associação de Pais.

Organização

Baseado na “Trimembração”, a administração da escola conta com a colaboração dos associados, famílias, professores e demais funcionários em um sistema de Comissões de Trabalho.

Eventos

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