Plantamos a nossa semente
Conheça o surgimento da primeira escola Waldorf em Avaré, a RUDOLF LANZ
Da ideia de Laura Figueiredo de Sales surgiu um pequeno jardim de infância que, futuramente se tornaria a ESCOLA RUDOLF LANZ AVARÉ. Em 1º de março de 1993, surgiu o Jardim de Infância Girassol, que foi uma ideia de Laura Rosa Figueiredo de Sales. Após conhecer diversas escolas onde crianças pequenas ficavam apenas em salas de aula durante o dia todo, ela quis fazer de outra forma, pois acreditava em uma outra maneira de se educar uma criança.
Foi quando ela conheceu a PEDAGOGIA WALDORF. Soube, então, que seria possível realizar o sonho de uma escola diferente. Nascia, assim, a primeira escola Waldorf em AVARÉ: o Jardim de Infância Girassol. Seu marido, José Francisco de Sales, construiu as salas do jardim de infância. Ela entrou em contato com alguns pais e a escola iniciou seus trabalhos com 11 crianças apenas. Porém, já no ano seguinte, esse número aumentaria muito: 40 crianças.
Nessa época, a escola oferecia apenas Educação Infantil (Jardim de Infância e Pré). Porém, em 1996, os próprios pais das crianças deram a ideia de que a escola continuasse além do Pré.
Era um passo grande e decisivo. Assim, em 1996, a escola teve sua primeira turma de 1ª série e passou a se chamar CHÁCARA ESCOLA GIRASSOL. E, então, quando esses alunos chegaram à 4ª série, ocorreu novamente um pedido dos pais para que a escola continuasse por todo o Ensino Fundamental. Quem deu continuidade ao projeto e formou a primeira turma de 8ª série (atual 9º ano), foi a professora Neli Franzolin, que permanece na escola até os dias atuais.Nascia, dessa forma, em 2001, por desejo dos pais, a ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA GIRASSOL, responsável pela manutenção da escola, que passou a se chamar ESCOLA RUDOLF LANZ que, agora, oferecia até a 8ª série (atual 9º ano).
Sem dúvida, “sonho que se sonha junto é realidade!”
..
Laura Figueiredo idealizadora da escola e a coordenadora Neli Franzolin.
Missão
Baseada nos ideais de Rudolf Steiner, idealizador da Pedagogia Waldorf, nossa missão é a de formar seres humanos para a vida, de forma integral, considerando os aspectos físico, mental e emocional, contribuindo para a revelação do potencial de cada aluno de maneira sadia.
Objetivo
Promover o desenvolvimento pleno do ser humano como ser social e inserido na natureza. A nossa mais elevada tarefa deve ser a de formar seres humanos livres que sejam capazes de, por si mesmos, encontrar propósito e direção para suas vidas.
Valores
Promover uma educação interdisciplinar através da vivência e do trabalho. Transparecer um ambiente de beleza e harmonia. Fazer a informação fluir entre as instâncias de modo que todos se sintam corresponsáveis e sejam atuantes a partir dos fundamentos antroposóficos. Proporcionar um despertar consciente para sua responsabilidade social. Valorizar mais os processos que os resultados. Propiciar o convívio e a integração das famílias e comunidade na escola.
A marca
Você sabe o que significa o logotipo da nossa Escola? Não, não é um “peixinho”, como muitos imaginam! Contam as lendas que os responsáveis por sua elaboração – alguns pais e professores, ainda na época da Escola Infantil Girassol – pensaram que o logotipo deveria sintetizar ideais e valores em que acreditavam.
O hexágono, que representa a escola Rudolf Lanz, foi inspirado no formato utilizado pelas abelhas ao construir os favos onde depositam o que possuem de mais precioso: as próprias crias, bem como o mel, o néctar e a geleia real, suas fontes de alimento. As células hexagonais utilizam o espaço da forma mais eficiente, permitindo o armazenamento da máxima quantidade de mel. O favo de mel é considerado uma “obra prima da arquitetura”.
A figura ovalada, localizada no centro do hexágono, é o resultado da intersecção de amplos conjuntos abertos de conhecimentos (oriundos da antroposofia). Da utilização correta desse corpo de conhecimentos pelos professores da Escola Rudolf Lanz, resultam seres humanos capazes de atuar de forma responsável e solidária no contexto social em que atuam, o que é representado pelo ponto, o despertar da consciência, na parte mais alta da figura.
Autor: Leopoldo Ferraro Almeida
A tipografia
Joachim Frank, de Filderstadt, Alemanha, é especializado em caracteres antroposóficos. Suas fontes incluem a família Filirator (1998, gratuita em Dafont), Waldorfduo, Waldorfitalic, Waldorf Outline, Waldorf Schmal, Waldorf Schrift, Waldorfshadow e Lisa (uma fonte de caligrafia livre). A família Waldorfschrift foi criada em formato digital nos anos 1993-1994 por Joachim Frank, inspirada nas letras naturalmente orgânicas do movimento antroposófico do século XX de Rudolf Steiner.
Conheça mais sobre a escola
Um pouco mais sobre a Pedagogia
Acesse o nosso Blog
Alguns dos conteúdos mais recentes do nosso blog. Para acessar todos os conteúdos, clique aqui.
A alfabetização na Escola Waldorf
Alfabetização na Escola Waldorf Segundo a Pedagogia Waldorf, enquanto está na Educação Infantil, a criança ainda não está pronta (madura) para o processo de alfabetização. Ela deve ocupar seu tempo brincando,
A importância do brincar
A importância do brincar Na Pedagogia Waldorf brincar é coisa séria O brincar na primeira infância é importante para o desenvolvimento completo do ser humano, pois seu corpo mostra-se
Como são ministradas as aulas em uma escola Waldorf?
Como são ministradas as aulas em uma escola Waldorf? A Pedagogia Waldorf utiliza o ensino em épocas para possibilitar aos alunos um maior aprofundamento nos grandes temas trazidos. Assim, por