Nascimento da Pedagogia Waldorf
A Pedagogia Waldorf, criada por Rudolf Steiner em 1919, foi concebida como uma proposta diferenciada de outras teorias pedagógicas. Ela é baseada na observação do desenvolvimento infantil, no contexto de educação e na afetividade. Com um currículo vivo, dinâmico e integrado, esta proposta interessa-se pelo desenvolvimento global dos alunos, suas diferenças individuais e a ênfase em descobrir suas capacidades e potenciais, respeitando cada etapa de seu desenvolvimento.
A Pedagogia Waldorf nasce no momento em que a Alemanha estava vivendo consequências da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Steiner propôs uma renovação baseada nos ideais da Revolução Francesa: igualdade, liberdade e fraternidade. O objetivo desta pedagogia era uma mudança no sistema educativo, buscando modificações que a sociedade alemã necessitava (SANTOS, 2015).
O atual contexto das escolas brasileiras é caracterizado por práticas de ensino que pouco despertam o interesse e a participação dos alunos, sendo a afetividade ainda pormenorizada nos processos de mediação pedagógica. Não se observa a devida preocupação com os impactos da qualidade da relação estabelecida entre professor e aluno para o processo de aprendizagem, bem como pouco se observa quanto ao contato com o aluno, à experimentação e a vontade de estar na escola (SILVA, 2015).
Essas práticas contradizem o que propõe a Pedagogia Waldorf. Nessa perspectiva, a participação da criança é ativa em todo o processo educativo, há valorização do fazer, da motivação, a consideração de que a aprendizagem precisa partir do interesse da criança, destacando-se a centralidade do estudo do ambiente infantil, a socialização necessária ao desenvolvimento saudável da criança e futura participação na sociedade a qual está inserida, a descentralização no papel do professor na relação professor-aluno, além da questão da utilização de outros espaços (laboratórios e oficinas), além da sala de aula (SENA, 2013).
No contexto Waldorf, percebe-se um compromisso de parceria entre professor e alunos, priorizando as necessidades dos alunos, o que não exclui do professor a responsabilidade de direcionar o processo de ensinar e aprender, assim como a dos alunos em não ser passivos nesse processo, sendo, portanto, sujeitos, e não objetos da aprendizagem. Na pedagogia Waldorf, o professor identifica as necessidades de seus alunos e, a partir delas, desenvolve o trabalho pedagógico, sem preconceitos e num processo de autoeducação (REIS, 2015).
Professora: Bruna Maria Rodrigues Leria
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